Tzolkin

O Tzolkin é o calendário sagrado dos Maias, uma matriz conhecida como a tabela periódica do tempo.

Tzolkin siginifica conta dos dias e possui um ciclo de 260 dias que é o resultado da multiplicação de 13 tons por 20 selos solares.
A combinação dos 20 selos solares com os 13 tons gera as 260 unidades do Tzolkin, conhecidas como assinaturas galácticas ou Kins. Cada dia na contagem das 13 Luas é também um kin.

O Tzolkin é a freqüência 13:20, o movimento vibratório do tempo natural com que o universo é mantido na ordem sincrônica. A freqüência 13:20 está no nosso corpo.

Os 13 tons estão nas 13 articulações principais e os vinte selos estão nos 20 dedos de pés e mãos.O Tzolkin também é presente na gestação humana, 260 dias + 13 é o ciclo médio da gestação.

O Tzolkin possui um tear de 52 dias conhecidos como portais de ativação galáctica. É o desenho geométrico que sincroniza o Tzolkin com o ciclo lunar de 13 luas de 28 dias e as 52 semanas do ano. Ao somar os 4 extremos dos portais de ativação galáctica observamos que o resultado é 28 (número de dias em uma lua), repetindo 13 vezes (número de luas em um ano). Os 52 portais de ativação galáctica também produzem a expressão geométrica do tempo.

O Tzolkin em seus 260 kins representa a compressão fractal de um ciclo maior, o ciclo evolutivo do sistema solar. Por isso, sabemos que o Tzolkin é uma matriz galáctica que está medindo o tempo radial e fractal dos ciclos solares e galácticos.