Formação em Educação Ambiental Sintrópica

Este é um curso de formação para professores da educação básica realizado pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Câmpus Botucatu, Instituto de Biociências (IBB) e Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) em parceria com o Instituto Noosfera e com financiamento da FAPESP como parte de projeto de pesquisa “Educação Ambiental Sintrópica em escolas públicas do Interior do Estado de São Paulo: uma proposta de pesquisa ação e estímulo ao voluntariado”.


O curso terá um total de 80 horas distribuídas em aulas teóricas-práticas e desenvolvimento de projetos coletivos de intervenção nas escolas, com certificação de Curso de Difusão Cultural pela UNESP. Participarão professores e profissionais da educação básica das escolas públicas municipais de São Manuel e de Arealva que são parceiras no referido projeto.


Este projeto de Educação Ambiental Sintrópica - EAS ocorre desde maio de 2020, com foco na reconstrução da realidade ambiental por meio da desconstrução de paradigmas dominantes e promoção de diálogos produtivos entre as várias ciências, na busca de uma análise da dinâmica dos sistemas ambientais - envolvendo as seguintes temáticas: Educação em Saúde; Segurança Alimentar e Nutricional; e Ciência-Cidadã.


Como princípio, leva-se em conta que o homem é um ser reflexivo e, por meio de processos educativos interativos, refletirá profundamente sobre suas ações e as dos outros, suas consequências e os rumos que podem ser tomados.


O processo da pesquisa está fundamentado na pesquisa-ação e inclui análise do contexto, do processo e das perspectivas de futuro.


Nesta etapa, o programa de formação para os professores da Rede Municipal de Ensino de Arealva e São Manuel é fundamental.


 Maiores informações


Link Formulário de inscrição